Professor do futuro.
Neste texto Estamos procurando dá ênfase a um assunto que é corrente no meio escolar voltado a nossa prática docente, a formação continuada do professor. Quem lida com o ensino deve ter uma visão voltada ao papel do professor inserido no contexto educacional, enfocando principalmente a aprendizagem do aluno. Pedro Demo faz algumas reflexões que considera relevantes para o processo ensino-aprendizagem. Ele fala que a escola é o mais importante caminho para a construção de conhecimento, é nela, que o nosso cérebro é estimulado a trabalhar com o conhecimento que possuímos anteriormente de freqüentarmos uma instituição escolar, porém, esse processo somente obterá êxito se o aluno realmente compreender o tema e a sua importância, de modo que ele possa tornar-se um não apenas um sujeito integrante, mas também interativo. Com essa fala do autor ressaltamos que não é possível promover aprendizagem em sala de aula se o professor não tiver total domínio do conteúdo, sem precisar recorrer constantemente nos livros didáticos que apresentam respostas prontas e únicas para os exercícios.
Nesse sentido ressaltamos o que vemos no dia-a-dia da escola as conseqüências que tais atitudes acarreta pois quem estuda com quem não estuda jamais aprenderá estudar. Demo diz que o livro didático suprime a voz e as inquietudes do aluno não deixando revelar o cidadão que queremos. O poder do livro didático como discurso de verdade, enfatiza o conteúdo a distanciada como um exercício de reprodução e não de formação e/ou criação. Então ele fala que é preciso proporcionar ao aluno atividades que possibilitem estimular seu raciocínio, trazendo as atividades mais perto possível da realidade do educando. Pedro Demo também faz uma classificação significativa de nove requisitos básicos para que o professor construa o perfil do professor do futuro, ele deve ser: 1) pesquisador; 2) formulador de proposta própria; 3) capaz de por em prática a teoria e teorizar a prática; 4) “permanente” atualizado em seu conhecimento; 5) aperfeiçoar-se também nos meios tecnológicos; 6) torna-se interdisciplinar; 7) deve ter mestrado; 8) engajado com a cidadania; 9)
Professor do futuro é aquele que sabe “fazer” o futuro. Estes são os noves requisitos apresentados por Pedro Demo para formar um professor do futuro, e fundamenta suas teorias dizendo que: fizeram futuro as sociedades que souberam pensar, as sociedades que souberam produzir e usar de modo inteligente as energias de conhecimento, a versatilidade autopoética da aprendizagem, a indocilidade da educação.
Neste texto Estamos procurando dá ênfase a um assunto que é corrente no meio escolar voltado a nossa prática docente, a formação continuada do professor. Quem lida com o ensino deve ter uma visão voltada ao papel do professor inserido no contexto educacional, enfocando principalmente a aprendizagem do aluno. Pedro Demo faz algumas reflexões que considera relevantes para o processo ensino-aprendizagem. Ele fala que a escola é o mais importante caminho para a construção de conhecimento, é nela, que o nosso cérebro é estimulado a trabalhar com o conhecimento que possuímos anteriormente de freqüentarmos uma instituição escolar, porém, esse processo somente obterá êxito se o aluno realmente compreender o tema e a sua importância, de modo que ele possa tornar-se um não apenas um sujeito integrante, mas também interativo. Com essa fala do autor ressaltamos que não é possível promover aprendizagem em sala de aula se o professor não tiver total domínio do conteúdo, sem precisar recorrer constantemente nos livros didáticos que apresentam respostas prontas e únicas para os exercícios.
Nesse sentido ressaltamos o que vemos no dia-a-dia da escola as conseqüências que tais atitudes acarreta pois quem estuda com quem não estuda jamais aprenderá estudar. Demo diz que o livro didático suprime a voz e as inquietudes do aluno não deixando revelar o cidadão que queremos. O poder do livro didático como discurso de verdade, enfatiza o conteúdo a distanciada como um exercício de reprodução e não de formação e/ou criação. Então ele fala que é preciso proporcionar ao aluno atividades que possibilitem estimular seu raciocínio, trazendo as atividades mais perto possível da realidade do educando. Pedro Demo também faz uma classificação significativa de nove requisitos básicos para que o professor construa o perfil do professor do futuro, ele deve ser: 1) pesquisador; 2) formulador de proposta própria; 3) capaz de por em prática a teoria e teorizar a prática; 4) “permanente” atualizado em seu conhecimento; 5) aperfeiçoar-se também nos meios tecnológicos; 6) torna-se interdisciplinar; 7) deve ter mestrado; 8) engajado com a cidadania; 9)
Professor do futuro é aquele que sabe “fazer” o futuro. Estes são os noves requisitos apresentados por Pedro Demo para formar um professor do futuro, e fundamenta suas teorias dizendo que: fizeram futuro as sociedades que souberam pensar, as sociedades que souberam produzir e usar de modo inteligente as energias de conhecimento, a versatilidade autopoética da aprendizagem, a indocilidade da educação.
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