O título traz dúbia interpretação mas é essa nossa intenção, chamar a atenção dos colegas para a importância do ensino de nossa língua materna. Dessa maneira, esta perspectiva serve para nós professores refletirmos sobre nossas práticas pedagógicas, principalmente no que se refere ao fato de agora estarmos trabalhando sob a luz dos PCN’s, sabendo-se que as propostas apresentadas por esse documento compõem a reunião dos resultados e pressupostos teóricos de pesquisas desenvolvidas no Brasil desde a década de 1970, cujas bases teóricas (dentre elas, a teoria da enunciação e do discurso e a lingüística textual) vão da Sociolingüística à Analise do discurso.
Cabe ressaltar também, que os PCN’s são compostos por uma parte comum a todos os territórios, constituindo assim a parte básica obrigatória a ser desenvolvida em qualquer região e a parte diversificada que vai variar de região para região para poder assim assegurar uma educação de qualidade e funcional para a vida das pessoas.
Sendo assim, o multiculturalismo serve dessa forma para diminuir a exclusão social das pessoas em todos os aspectos, principalmente no ambiente escolar, que é por regra sempre um ambiente bastante rico em diferenças.
Trabalhando-se de acordo com essa perspectiva estaremos assegurando de fato uma educação de qualidade, funcional e efetiva que possibilita a todos os educandos terem conhecimento da grande variedade de culturas em todo o território brasileiro, não sendo permitido discriminações, exclusões e supremacias.
Essa questão apesar de ser, mesmo que sutilmente, de entendimento de todos, até porque é bastante notória a riqueza cultural e étnica do nosso país. Porém, essa riqueza, essa pluralidade ou não é levada em consideração no cotidiano das escolas, ou é mal trabalhada, tendendo ao estereótipo e a disseminação de preconceitos.
Então, é devido a isto tudo que nós, enquanto professores devemos estar atentos dentro do nosso universo, ou seja, em nossa sala de aula, comunidade escolar para estarmos trabalhando de acordo com as necessidades e valorizando todas as culturas para que com isso, além do aluno se sentir valorizado, ressaltar que todas as culturas são importantes e que não há como mensurar e nem caracterizar uma como superior a outra.
Cabe ressaltar também, que os PCN’s são compostos por uma parte comum a todos os territórios, constituindo assim a parte básica obrigatória a ser desenvolvida em qualquer região e a parte diversificada que vai variar de região para região para poder assim assegurar uma educação de qualidade e funcional para a vida das pessoas.
Sendo assim, o multiculturalismo serve dessa forma para diminuir a exclusão social das pessoas em todos os aspectos, principalmente no ambiente escolar, que é por regra sempre um ambiente bastante rico em diferenças.
Trabalhando-se de acordo com essa perspectiva estaremos assegurando de fato uma educação de qualidade, funcional e efetiva que possibilita a todos os educandos terem conhecimento da grande variedade de culturas em todo o território brasileiro, não sendo permitido discriminações, exclusões e supremacias.
Essa questão apesar de ser, mesmo que sutilmente, de entendimento de todos, até porque é bastante notória a riqueza cultural e étnica do nosso país. Porém, essa riqueza, essa pluralidade ou não é levada em consideração no cotidiano das escolas, ou é mal trabalhada, tendendo ao estereótipo e a disseminação de preconceitos.
Então, é devido a isto tudo que nós, enquanto professores devemos estar atentos dentro do nosso universo, ou seja, em nossa sala de aula, comunidade escolar para estarmos trabalhando de acordo com as necessidades e valorizando todas as culturas para que com isso, além do aluno se sentir valorizado, ressaltar que todas as culturas são importantes e que não há como mensurar e nem caracterizar uma como superior a outra.
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